segunda-feira, 26 de outubro de 2009

24 de outubro > encontro do grupo

em mais um encontro...
carol
fred
joão
paulo
waldemar


como disse o professor tedesco em uma palestra: é necessário erotizar o ensino...


continuamos na leitura do 2º texto da 2ª parte de pedagogia da indignação: alfabetização e miséria.

> a indignação é o alimento do espírito rebelde
> o pensamento determinista vai diretamente de encontro ao "estar sendo", ao construir-se, à luta para a mudança dos condicionamentos
> podemos fazer uma conexão entre heisenberg e paulo freire: o princípio da incerteza, a indeterminação, a incerteza dos caminhos da vida...
> vemos, no pensamento de paulo freire, que a fé impulsiona a luta:
fé ≠ alienação
fé ≠ determinação
> posicionamento moral ≠ ética
> a constatação é um dos pressupostos da ação: constatar para não se adaptar à ferocidade do pensamento/ação anti-éticos, para não ficar estático - sujeito receptivo, objeto
> a ciência não é neutra
> há grupos que discutem assuntos cietíficos sem base científica: como não ter resposabilidade sobre temas tão importantes como saúde, por exemplo?
é sim, necessária a base científica para dialogar com a ciência e com o mundo.
diálogo é uma das palavras-chave.
> nexo causal e determinismo ≠ "estar sendo": post factum, o nexo causal segue uma linha de pensamento determinista.


nosso próximo encontro: sábado, dia 07/11
continuaremos na página 80, o capítulo "alfabetização e miséria".


sugestão¹: nosso próximo encontro ser embaixo da mangueira perto do CAp - colégio de aplicação
sugestão ²: nos integrarmos aos outros grupos de estudos freireanos, tanto da cátedra quanto do centro paulo freire.
sugestão ³: nos encontrarmos três sábados por mês
sugestão 0.1 (anterior à primeira): praticar o que discutimos... ué, não estamos sendo freirean@s?! - provocaçãozinha...

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