quarta-feira, 14 de outubro de 2009

10/10 - mais um encontro...

:: presentes (as presenças e as dádivas):
- Anair
- Carol
- João
- Fred
- Mirian
- Paulo
- Tedesco
- Valdinete

:: seguem os comentários antes da leitura do livro: antes sim, e com nossos pés na raiz paulo freire, e desbravando suas folhas e frutos e flores. e indignação.

* não há barco mais bonito que a educação, que navega em imensos mares...
* educar: o bem-professorar...
* nosso grupo de estudos: "a harmonia da complexidade que somos" - a pessoa humana e sua totalidade, suas dimensões...
* o conhecimento é apenas uma das tantas dimensões do ser humano...
* a praxis freireana também é a corporeificação do exemplo e a busca de ir sempre além do próprio paulo freire...
* muitas vezes o professor universitário dá aula como um mal necessário. raramente há trocas de experiências entre um professor e outro, no espaço da aula, dentro da sala. há um pacto de mediocridade.
o professor de biologia, medicina, etc é, antes de ser biólogo ou médico, um educador.
* o professor deve participar do mundo como cidadão - o cidadão que fala, o sujeito histórico.
o sujeito histórico é coletivo. nós somos nós através do coletivo.
* os jovens, antenados, muitas vezes estão também perdidos, no espaço virtual: antenad@s e perdid@s.

:: começamos a leitura do 2º texto da 2ª parte de pedagogia da indignação, o capítulo alfabetização e miséria.

* com a alma aberta ao mundo, tecer a vida de cada um de nós: o que estamos fazendo com o que fizeram conosco?
* o "eu faço a minha parte" não é o coletivo verdadeiro: onde, dentro dessa "parte", podemos encontrar o sujeito histórico?
* o berço da humanidade é o anti-modelo de Humanidade - a África.

>> paulo nos fala, nesse texto, do famoso caso em que uma família encontrou num lixão um pedaço de seio amputado. surgem as perguntas:
- será que esse lixo, essa miserabilidade, ainda são "vividos" da mesma maneira que em 1997?
- por que a educação não vem nos discursos da mídia em lugar de relevância?
vem economia (mercadológica, coisificante), vem modismo, vem novela...

:: vamos continuar a leitura partir da página 79, do capítulo alfabetização e miséria.
:: nosso próximo encontro é dia 24/10.

.: em nome do grupo,
beijos.
carol vitall :.

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